Como saber quando meu carro precisa de pneus novos?

postado por Wagner Sales


Postado em 16/05/2018



Devíamos cuidar melhor dos pneus do nosso carro. Nossas vidas dependem disso. Os pneus são muitas vezes as coisas mais negligenciadas em nossos carros, mas um pneu bem cuidado dá estabilidade para o carro e pode evitar um maior consumo de combustível.

O que as ranhuras fazem?

Em um mundo perfeito, como uma estrada perfeitamente seca, as ranhuras realmente reduzem o desempenho de um carro porque tem o efeito de reduzir a área de contato entre o pneu e a estrada, e as forças que podem ser transmitidas através deste contato são reduzidas correspondentemente.

Mas em um mundo não tão perfeito, em uma estrada molhada, as ranhuras são de vital importância. As ranhuras são projetadas para dispersar a água da área de contato, ajudando assim a aderência do pneu da estrada.

Sem ranhuras, a habilidade do pneu de segurar o carro em uma estrada molhada é severamente limitada, tornando quase impossível parar, girar, acelerar e fazer curvas.

O que é a área de contato?

É uma pequena área, apenas tão grande como a palma da sua mão, onde o pneu toca a estrada e através da qual as forças necessárias para fazer curvas, frenagem e aceleração são transmitidas.

Quando é que um pneu está desgastado?

As barras indicadoras do desgaste das ranhuras são moldadas nos sulcos das ranhuras em intervalos regulares em torno do pneu para indicar quando um pneu está chegando a seu limite de segurança.

A profundidade legal mínima das ranhuras é 1,5 milímetros através da largura da ranhura. Quando o pneu está muito usado, as barras indicadoras estarão niveladas com a superfície da ranhura. É recomendado substituir seus pneus antes que desgastem a essa extensão.

Regulação da pressão

Manter os pneus cheios com a pressão correta é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para cuidar de seus pneus.

Um pneu corretamente inflado deve desgastar uniformente através das ranhuras, mas um que incorretamente inflado desgastará de forma desigual.

Um pneu sub-inflado desgastará mais pesadamente nas partes exteriores, e um super-inflated se desgastará mais no centro.

A pressão só deve ser ajustada quando o pneu estiver frio. A pressão aumenta quando o carro é conduzido, de forma que se você encher os pneus logo após dirigir por uma longa distância, a pressão estará incorreta.

A pressão correta

A pressão da roda recomendada é mostrada em um cartaz anexado a porta do condutor - e também no manual do proprietário.

As pressões são dadas para a condução normal, e também para quando o carro está cheio com o número máximo de pessoas ou transportando bagagem.

Quando devo verificar a pressão?

Os pneus precisam de ser verificados regularmente, pelo menos uma vez cada duas semanas. Devem igualmente ser verificados antes que você vá em uma viagem longa. Lembre-se de também verificar o estepe.

Trocar a posição dos pneus

Trocar a posição dos pneus também pode ajudar em sua eficiência. Os pneus se desgastam em taxas diferentes dependendo de sua posição no carro. Num carro de tração nas rodas traseiras, os pneus traseiros se degastam mais rápido do que os pneus dianteiros; em um carro de tração dianteira, são os pneus dianteiros que se degastam mais rápido.

Trocar a posição dos pneus em torno do carro pode uniformizar o desgaste em todos os pneus. Dessa forma, todos eles vão precisar de substituição, ao mesmo tempo. Se você trocar a posição de seus pneus regularmente, em intervalos 5000 quilômetros, q disparidade de desgaste de todos eles será reduzida. Também pode utilizar o sobressalente nessa troca de pneus.

Quando devo substituir o sobressalente?

Essa reposição é quase sempre esquecida, sendo deixados no escuro até que sejam necessários em uma emergência.

Os pneus de reposição que tem seis anos ou mais velhos devem somente ser usados em uma emergência. Um pneu que tenha 10 anos de idade deve ser substituído.

Manutenção do seu carro

Fazer a manutenção do seu carro reguralmente pode ajudar a estender a vida de seus pneus e as verificações regulares do alinhamento da roda são uma boa idéia.


Comente:
se cadastre para comentar:
Wagner Sales

Gerente geral da BateriasPolicar possui experiência em mecânica automotiva e eletrônica veicular.

Login
Cadastre-se para comentar:
Minha Agenda

Marque já!! Escolha um horário rápido e fácil!! Escolha entre horários do dia 21/10 ou veja todos horários aqui

Pedir Orçamento

Você pode vir nos visitar para que avaliemos o orçamento do serviço ou clicar abaixo.

Compartilhar

Gostou deste blog? Que tal compartilhar com alguém que também precisa dessa informação?


Outras Matérias de Wagner Sales

5 dicas para detectar problemas elétricos no seu carro

O sistema elétrico do seu veículo possui uma enorme quantidade de componentes eletrônicos, dos controles que operam suas janelas e espelhos para aqueles que iniciam o seu motor e carregam o seu telefone. A solução de problemas com o sistema elétrico do seu veículo pode ser difícil, especialmente se você não está familiarizado com as complexidades dos sistemas elétricos e eletrônicos de hoje.

Como saber quando meu carro precisa de pneus novos?

Devíamos cuidar melhor dos pneus do nosso carro. Nossas vidas dependem disso. Os pneus são muitas vezes as coisas mais negligenciadas em nossos carros, mas um pneu bem cuidado dá estabilidade para o carro e pode evitar um maior consumo de combustível.